terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PROVINHA BRASIL - Escolas recebem este mês testes de linguagem e matemática

Provinha Brasil vai avaliar os conhecimentos das crianças do segundo ano (Foto: João Bittar/Arquivo MEC)As escolas com matrículas de estudantes do segundo ano do ensino fundamental público recebem, até o final deste mês, os testes de linguagem e matemática da Provinha Brasil e o guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia que elabora a provinha, sugere que a aplicação seja realizada em março para avaliar os conhecimentos das crianças no início do ano letivo. Cerca de 3 milhões de estudantes devem fazer as provas.
De acordo com Rita Lemos Rocha, da coordenação de instrumentos e medidas da diretoria de avaliação a educação básica do Inep, mesmo que o professor ou o aplicador dos testes da escola já tenha experiência com a provinha, é importante que leia o guia. O guia traz, por exemplo, um roteiro informativo que deve ser seguido pelo aplicador: o número de questões que o professor deve ler totalmente para o estudante responder; o número de testes que o professor lê em parte e a criança lê o restante; e uma parte da prova que deve ser lida totalmente pelo aluno.
A Provinha Brasil 2014 tem 20 testes de linguagem e 20 de matemática A orientação é que as provas sejam aplicadas em sequência. Um dia, linguagem, no dia seguinte, matemática, diz Rita. A provinha é um instrumento de que a escola, a coordenação pedagógica e o professor dispõem para fazer o diagnóstico do aprendizado das crianças que ingressam do segundo ano em cada começo de ano letivo e ao final do ano. Sua aplicação não é obrigatória.
A Provinha Brasil de leitura e letramento começou a ser aplicada em 2008, com uma edição anual. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática e, desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo. 
Ionice Lorenzoni
Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20224:escolas-recebem-este-mes-testes-de-linguagem-e-matematica-&catid=211&Itemid=86

Nenhum comentário:

Postar um comentário