O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).
Estudos e análises sobre qualidade educacional raramente combinam as informações produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja
evidente. Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é
desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos concluem o ensino médio no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências,
não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.
Todos que fazem a Educação do Município de Moraújo estão de parabéns por terem ultrapassado a meta estipulada pelo IDEB 2013 no ensino fundamental I, em especial os professores que estão em sala de aula, pois este são os que fazem a maior diferença no aprendizado. Quanto ao resultado do IDEB 2013 para o ensino fundamental II, vale ressaltar que houve um pequena queda com relação ao 2011, significa que tem que haver uma maior intensificação no ensino aprendizagem do educandos no fundamental II.
Veja as tabelas abaixo:
Ensino Fundamental - I e II
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Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/
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