quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ceará tem 11ª maior média no Ensino Médio em 2013, aponta Ideb

Ensino público superou meta no ensino médio e fundamental.

No ciclo final do Ensino Médio, nota geral do Ceará caiu de 3,4 para 3,3.


O Ceará obteve a 11ª melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas avaliadas no Ensino Médio. A nota média do Ceará foi 3,6 em 2013; em 2011, a nota havia sido 3,7. São Paulo obteve a maior média, 4,1; e Pará a mais baixa, 2,9.
Considerando apenas as escolas estaduais do Ensino Médio, a média no Ceará foi 3,3. Em relação às escolas privadas, a média no estado foi 5,3, a 14ª maior do país.
O secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda, acredita que a queda apresentada nas escolas privadas do Ceará ocorreu por um desvio de amostragem. “As provas são feitas em algumas escolas, e temos um erro amostral. A amostragem pode fazer a prova em uma escola mais competitiva em um ano e uma escola menor no ano seguinte”, diz.
Em relação à nota nas escolas públicas, o secretário afirma que a variação de 0,1 ponto é pequena, e também pode ser uma oscilação dentro da margem de erro. “Houve uma queda de 1 ponto, isso representa menos de 3% de variação, isso está dentro da margem de erro de uma amostra, isso não nos perturbou”, diz. O secretário destaca ainda que o índice estadual para avaliação da educação, que avalia todas as escolas, revela um crescimento no nível educacional do estado.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.
Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/09/ceara-tem-11-maior-media-no-ensino-medio-em-2013-aponta-ideb.html
VEJA ABAIXO AS NOTAS DO ENSINO MÉDIO DO IDEB POR ESTADO
Ideb ensino médio por estado Fonte: MEC;/Inep (Foto: G1)Fonte: MEC;/Inep
Arte ideb 2013 estados (Foto: Editoria de Arte/G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário