quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dilma deve substituir Gleisi por Mercadante e dar pastas ao PMDB


Anunciada pela própria presidente Dilma Rousseff em sua viagem ao Peru, a reforma ministerial do final do ano ou início do próximo pode levar o ministro Aloizio Mercadante (Educação) para o comando da Casa Civil.
Outra troca em análise é a nomeação do empresário Josué Gomes da Silva, filho do vice-presidente José Alencar (1931-2011), para o lugar de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Dilma fará mudanças na equipe daqui a dois meses para substituir os ministros que vão disputar a eleição em 2014, casos de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde) e Pimentel.
Mercadante já foi dado como nome certo no posto de Gleisi, que será candidata pelo PT ao governo do Paraná, mas sua cotação havia perdido força depois de a presidente ter desaprovado algumas de suas articulações, como críticas ao Congresso.
Agora, volta a ser considerado como provável chefe da Casa Civil no ano da eleição presidencial, deixando de ir para o comando da campanha da reeleição de Dilma. Esta, porém, ainda não é uma hipótese descartada.

Pedro Ladeira/Alan Marques/Folhapress
Dilma deve substituir Gleisi Hoffmann por Aloizio Mercadante no comando da pasta da Casa Civil
Dilma deve substituir Gleisi Hoffmann por Aloizio Mercadante no comando da pasta da Casa Civil
A ida de Josué, que recentemente se filiou ao PMDB, para o ministério teria duplo significado: agradar o partido do vice Michel Temer e criar uma ponte com o setor empresarial, descontente com o governo Dilma. O empresário era citado como candidato a vice na chapa do petista Pimentel, que disputará o governo de Minas, mas os peemedebistas mineiros defendem outro nome para o posto -o do ministro Antonio Andrade (Agricultura), outro que deixará a equipe nos próximos meses.
Dilma deve enfim nomear também o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o Ministério da Integração Nacional, prometido ao partido desde a saída do PSB do governo. Com isso, agradaria Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado e fiador da postulação de Vital.
Caso Josué e Vital do Rêgo emplaquem, contudo, os peemedebistas podem perder um dos ministérios que comandam. Pode ser o do Turismo, pasta ocupada por Gastão Vieira, que será candidato a deputado no próximo ano. Além de Gleisi e Pimentel, outro ministro do PT que disputará um governo é Alexandre Padilha, em São Paulo.
Ele deve ser substituído na Saúde pelo seu secretário de Gestão do Trabalho e Educação, Mozart Sales, dentro da estratégia de manter na pasta um nome que já esteja familiarizado com o programa Mais Médicos, uma das bandeiras eleitorais de Dilma.
Além de lidar com o aliado principal, Dilma deverá barganhar para assegurar apoio de siglas como PP, PSD e Pros na campanha. Assim, o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), da cota do PP, pode ser substituído pelo presidente do partido, o senador Ciro Nogueira (PI).
Uma alternativa ao nome de Mercadante na chefia da Casa Civil, caso ele acabe no comando da campanha, é o da ministra Miriam Belchior (Planejamento). A pasta de Belchior poderia, então, ficar com o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), petista que já a ocupou no governo Lula.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/11/1370578-dilma-deve-substituir-gleisi-por-mercadante-e-dar-pastas-ao-pmdb.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário