O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi debatido ontem no 14º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Estado do Ceará (Undime-CE). A partir deste ano, o Governo Federal aplica o Pnaic em todo o Brasil. O pacto é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) cearense, que já existe desde 2007. O objetivo é alfabetizar crianças com até oito anos de idade em todo o País.
Como na iniciativa cearense, a nacional oferece formação continuada a professores e material didático. Um dos diferenciais do Pnaic é que os docentes receberão uma bolsa no valor de R$ 200.
De acordo com Lucidalva Bacelar, coordenadora de cooperação com os municípios da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), os dois programas vão ser desenvolvidos ao mesmo tempo no Ceará. “O Pnaic vai promover formação continuada presencial e à distância para os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e também das classes multisseriadas. Já o Paic oferece essa formação até o 5º ano”, explica.
O fórum reúne até hoje, em Fortaleza, secretários municipais da Educação. O encontro elegerá a diretoria da entidade para o biênio 2013/2014 e é espaço de palestras. (Gabriela Alencar/Especial para O POVO)
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/04/12/noticiasjornalcotidiano,3037634/pacto-pela-educacao-e-debatido.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário