terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mensalidade de pré-escolas sobe mais que ensino superior


PEDRO SOARES

DO RIO

Com menos concorrência, as escolas que oferecem cursos de pré-escola e ensino fundamental e médio conseguiram reajustar em nível mais alto suas mensalidades do que as de ensino superior, mostram dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) levantados a pedido da Folha.
As escolas particulares alegam aumento de custos, mas especialistas dizem que o aumento da renda das famílias permite repasses maiores.
Já a competição entre faculdades e universidades e a grande abertura de vagas no ensino superior --muitos deles à distância e outros de curta duração e com preços menores-- inibem os aumentos dessas instituições.
O cursos superiores subiram, em média, 6,40% em janeiro deste ano, enquanto os de pré-escola, fundamental e médio tiveram aumentos maiores: 10,10%, 9,81% e 9,72%, respectivamente.
O material escolar também aumentou mais neste ano --1,36% em janeiro, contra 0,76% em igual mês de 2012.
André Braz, economista da FGV, diz que janeiro "concentra quase que a totalidade dos reajustes do grupo educação". É quando as matrículas são renovadas e aplicados os reajustes --que, por lei, só podem ocorreu uma vez ao ano.
Pela primeira vez a FGV pesquisou em separado o preço do livro didático e constatou uma alta de 3,94%, superior à de artigos de papelaria.
Na média, o grupo educação registrou inflação de 6,58% em janeiro de 2013, numa variação próxima à de 2012 (6,79%).
Para o economista Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio, os colégios têm obtido aumentos maiores graças à renda mais elevada das famílias. "Assim como todos os serviços, a educação sobe acima da inflação média", afirma. Braz faz a mesma avaliação.
O economista da PUC-Rio afirma, porém, que "a profusão de cursos superiores nos últimos anos" ampliou a concorrência, impedindo aumentos maiores nessa categoria.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1232850-mensalidade-de-pre-escolas-sobe-mais-que-ensino-superior.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário