terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba o que pode e o que não pode no Enem 2011

Confira as principais regras da avaliação federal para evitar apuros

Nathalia Goulart
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 acontece no próximo fim de semana. São esperados aproximadamente 5,4 milhões de participantes – muitos dos quais buscam uma vaga em universidades federais e estaduais do Brasil. Para não colocar tudo a perder na hora do exame, esses estudantes devem estar atentos às regras do Enem – sendo que algumas delas são incomuns. É proibido, por exemplo, portar lápis e borracha, assim como celulares. O Ministério da Educação (MEC) alegam que as medidas pretendem garantir a lisura do exame. Confira a seguir as regras do Enem. E boa prova!
«
»

Horário: não há tolerância com atrasos

Estudante chega atrasada na avaliação de 2010 - e fica de fora (Foto: Agência Brasil) Os portões das escolas onde o Enem é realizado são fechados pontualmente às 13h, horário de início da prova. Não são tolerados atrasos sob nenhuma justificativa.
Orientações:
Um ou dois dias antes do exame, faça o trajeto de sua casa até o local de prova para calcular o tempo necessário ao deslocamento. Nos dias de realização do Enem, prepare-se para chegar ao local 1 hora antes do início da avaliação, evitando correria e transtornos: antecipar a chegada não só evita atrasos, mas também afasta fatores que podem desestabilizar os participantes instantes antes da prova. Nervosismo extra é tudo o que não é bem-vindo na hora do Enem.
Lembre-se: a prova começa às 13h, no horário de Brasília. Se seu estado não utiliza o horário de verão, programe-se corretamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário