segunda-feira, 30 de maio de 2011

PEDRA BRANCA TEM O MELHOR RESULTADO DE ALFABETIZAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ COM 253,7 DE PROFICIÊNCIA MÉDIA

Pedra Branca é 1º lugar no ranking da Educação no Estado
O município de Pedra Branca foi destaque na entrega da premiação "Escola Nota 10", na tarde de quarta feira, dia 25 de maio, no Centro Administrativo do Cambeba, na capital Fortaleza. Visando melhorar o índice de aprendizado o Governo do Estado instituiu o Prêmio "Escola Nota 10". Em sua terceira edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). Das 150 escolas do 2º ano premiadas no estado, 11 são de Pedra Branca, já do 5º ano foram apenas 9 premiadas em todo estado sendo 3 escolas do município.
Estiveram presentes ao evento o Ministro da Educação Fernando Haddad, Governador Cid Gomes, secretária de Educação do Estado Maria Izolda, o Prefeito de Antônio Góis, secretária de Educação Carminha Mendes, assessores técnicos da Secretaria de Educação do Município de Pedra Branca, diretores e coordenadores das escolas premiadas do município. Para a secretária de Educação do município Carminha Mendes a premiação representa o resultado de muito esforço e empenho de toda a sua equipe. O prefeito Antônio Gois parabenizou a secretária Carminha e todos os profissionais que fazem a educação no município.
Dos 184 municípios cearenses testados pelo Spaece-Alfa, Pedra Branca, foi o que alcançou o melhor resultado. Os alunos tiveram proficiência média de 253,7 pontos. Mais de 90 pontos acima da média do Estado – de 162,6 pontos. É também de Pedra Branca o título de município com o maior número de instituições na lista do Prêmio Escola Nota Dez. A iniciativa da Seduc concede R$ 2,5 mil por aluno avaliado no Spaece-Alfa das 150 entidades com pelo menos 20 alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental regular e ter média entre 8,5 e 10 no Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa). Onze escolas de Pedra Branca chegaram a este patamar. “É tudo fruto de comprometimento político e empenho dos professores. E o pessoal vibra com estes resultados”, avaliou o prefeito Antônio Góis.
Em 2009, Pedra Branca ocupava a posição 174 no ranking de média de proficiência dos estudantes. No ano passado, tinha cinco escolas entre as melhores, índices que vem a superar a capital Fortaleza que ocupa, agora, o 181º lugar no ranking dos 184 municípios cearenses analisados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE-Alfa). Em 2010, os alunos da rede municipal da capital obtiveram proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática de 131,7 pontos. Abaixo, portanto, da média global do Estado de 162,6 pontos e muito inferior à de Pedra Branca, primeira colocada, com 253,7. Vale ressaltar que Fortaleza não teve nenhuma escola entre a lista das 150 instituições que receberam o prêmio Escola Nota Dez.
Conheça agora as Escolas Nota 10 de Pedra Branca:
EEF. Cícero Barbosa Maciel (Sítio Santa Rita)
EEF. Sol Nascente (Sede)
EEF. Joaquim Viana de Lima (Sítio Arisco)
EEF. Manoel Luiz de Carvalho (Sítio Santo Amaro) – 2º e 5º ano.
EEF. Lourenço Marques de Mesquita (Sítio Novo)
EEF. Antônio Marcionílio (Sítio São José)
EEF. João Manoel Filho (Santa Cruz do Banabuiú)
EEF. Riso da Criança (Mineirolândia) – 2º e 5º ano.
EEF. Maria Alves de Mesquita (Sede)
EEF. José Mendes da Silva (Sítio Pombinhas) – 2º e 5º ano.
EEF. Sebastião Francisco Duarte (Sítio Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário